segunda-feira, junho 12, 2006

uma pedra não é de ninguem


Um homem emboscou uma pedra. Apanhou-a. Fê-la prisioneira.
Pô-la num quarto escuro e ali permaneceu de guarda para
o resto da sua vida.

A mãe perguntou-lhe porquê.

Ele respondeu, porque a mantém cativa, porque está
capturada.

Olha, a pedra está adormecida, disse ela, não sabe
se está ou não está num jardim. A eternidade e a pedra
são mãe e filha; tu é que estás a envelhecer.
A pedra apenas está a dormir.

Mas eu apanhei-a, mãe, é minha por conquista, disse ele.

Uma pedra não é de ninguém, nem sequer de si própria. Tu é que
foste conquistado. Estás a vigiar o prisioneiro, que és tu próprio,
porque tens medo de sair, disse ela.

Sim, sim, tenho medo, porque nunca me amaste,
disse ele.

O que é verdade, porque sempre foste para mim o que
a pedra é para ti, disse ela.

9 Comments:

Blogger Sendyourlove said...

Li, re-li...
E senti um medo imenso de ser quem aprisiona os que me rodeiam, principalmente como mãe.
Muito bem escrito.

11:53 da manhã  
Blogger Mónica Lice said...

Gostei de passar por aqui!:)

12:52 da tarde  
Blogger Maria P. said...

Muito bem, faz pensar...
:)

1:56 da tarde  
Blogger Lídia Amorim said...

muito bem!!! uma pedra nao é de ninguém, é do mundo, e esse também não é nosso... bjokas*

3:11 da tarde  
Blogger Su said...

gostei de ler.te.muito.
jocas maradas

8:43 da tarde  
Blogger Cleopatra said...

Reflexão dura.
Será que é mesmo assim?
Que vai nesse peito, ou coração, ou cabeça, mal resolvido?
Muito bom seja lá como for, dê lá por onde der, o que escreveste é muito bom.

10:06 da manhã  
Blogger segurademim said...

... um filho não é uma prisão, é uma benção... não é da mãe nem é de ninguém, é um ser autónomo e esperemos que feliz, pleno...

também tenho uma pedra, só minha! vivemos em liberdade, ela no jardim e eu a passear por aí

beijo, bom feriado

4:50 da tarde  
Blogger Maria Liberdade said...

Se o sentimento de ter um filho é uma prisão é mt mau sinal... è certo que nos queixamos, queixamos mas é só da boca para fora. Um filho dá-nos vida, não nos tira.

11:12 da manhã  
Blogger tb said...

belíssima forma de elogiar a liberdade...

11:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home